‘Cada qual gerenciou ações da organização criminosa’, acusa Gonet sobre núcleo 2 do plano de golpe

PUBLICIDADE


O procurador-geral da República Paulo Gonet é o primeiro a apresentar seus argumentos aos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 22, no julgamento que vai definir se os denunciados do núcleo dois ou “núcleo de gerência” do plano de golpe serão colocados no banco dos réus.

Neste grupo, estão seis denunciados que, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), tinham “posições profissionais relevantes” no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e “gerenciaram as ações” golpistas.

Veja quem foi denunciado no “núcleo de gerência” do plano de golpe:

Paulo Gonet assina denúncia contra Bolsonaro e seus aliados, acusados de envolvimento em um plano de golpe. Foto: Antonio Augusto/STF

“Os denunciados ocupavam posições profissionais relevantes ao tempo do desenvolvimento do processo de abolição violenta do estado democrático de direito e de deposição do governo legitimamente constituído. Cada qual gerenciou ações da organização criminosa”, acusou Gonet.

Diante dos ministros, o procurador-geral afirmou que Silvinei Vasques, Marília Alencar e Fernando de Sousa Oliveira “coordenaram o emprego de forças policiais para sustentar a permanência ilegítima de Jair Messias Bolsonaro no poder”.

Mário Fernandes foi acusado de coordenar “ações de monitoramento e neutralização violenta de autoridades públicas”, em conjunto com Marcelo Câmara, e de fazer a interlocução com lideranças populares ligadas aos atos golpistas do 8 de Janeiro de 2023.

Filipe Martins foi apontado por Gonet como responsável pelo projeto de decreto que implementaria “medidas excepcionais” do golpe.

“A acusação descreve comportamento justificador da denúncia. É quanto basta agora para o seu recebimento”, acrescentou Gonet.

Os ministros da Primeira Turma do STF vão decidir se há elementos suficientes para receber a denúncia – o que se chama no jargão jurídico de “justa causa da ação penal”. A votação está prevista para começar após as sustentações orais dos advogados.



Source link

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima