Durante solenidade realizada neste sábado (9/8), na Praça Cívica, em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado recebeu os formandos do 22º Curso Operacional de Rotam (COR) e reafirmou a política de tolerância zero do Governo de Goiás contra a criminalidade. “Em nosso estado, bandido não comanda território. Graças a vocês, alcançamos hoje o melhor resultado do país”, declarou, destacando a qualificação da tropa goiana.
A partir da próxima semana, os novos integrantes irão atuar ao lado das equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), ampliando a presença policial nas ruas. Caiado parabenizou os participantes pela dedicação e ressaltou o papel estratégico do patrulhamento tático. O grupo participou, ainda, da corrida dos Três Poderes, um percurso de 30 quilômetros.
O governador destacou a importância do intercâmbio de experiências com outros estados. Dos 58 policiais que concluíram a fase atual do curso, há representantes do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rondônia e Tocantins. “Raça, coragem e determinação. Vocês estão ajudando a moldar o futuro do Brasil e são referência nacional”, afirmou. Inicialmente, 77 alunos iniciaram a formação.
O treinamento segue até 8 de setembro, com foco na atuação em crimes de maior complexidade. Segundo Caiado, os resultados da segurança pública em Goiás são exemplo para todo o país, com redução de 90% nos roubos de veículos e cargas, além de eliminação total dos casos de roubo a banco.
Desde a criação, o COR já qualificou 723 policiais de 23 estados brasileiros. O comandante da Rotam, coronel Brayan Stive Silva de Freitas, explicou que a formação de três meses envolve disciplinas como inteligência policial, negociação e abordagens táticas. “O curso é a porta de entrada para o policial integrar a Rotam. Preparamos nossos homens para cumprir nossa missão principal: caçar criminosos e proteger a sociedade”, destacou.
O post Caiado dá boas-vindas a nova turma da Rotam e reforça compromisso com o combate ao crime apareceu primeiro em Jornal Democrático.