Após 15 anos preso, Francisco Mairlon é inocentado pelo STJ no caso da “113 sul”

PUBLICIDADE


Após 15 anos de prisão, Francisco Mairlon Barros Aguiar, morador de Novo Gama (GO), deixou o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, na madrugada desta quarta-feira (15). A libertação ocorreu após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anular, de forma unânime, sua condenação pelo “Crime da 113 Sul”, ocorrido em 2009, que vitimou o ex-ministro do TSE José Guilherme Villela, sua esposa Maria Carvalho e a empregada da família, Francisca Nascimento.

Preso desde 2010, Mairlon foi inocentado depois que o STJ reconheceu falhas graves no processo e determinou o trancamento da ação penal desde o início. A decisão atendeu a um pedido da ONG Innocence Project, organização internacional que atua em casos de erros judiciais.

“O dia mais feliz da minha vida está sendo hoje. Muita gratidão a todos que não desistiram de mim, à minha família e aos ministros do STJ”, declarou Mairlon, emocionado, após deixar o presídio.

De acordo com a defesa, as confissões que levaram à condenação foram obtidas sob coação policial, após longas horas de interrogatório sem descanso. O processo não apresentava provas materiais, como DNA ou impressões digitais, baseando-se apenas em confissões extrajudiciais posteriormente retratadas em juízo.

Os ministros do STJ classificaram os depoimentos como “obtidos de forma viciada”. O relator, Sebastião Reis Júnior, criticou o uso de declarações sem respaldo em provas concretas, enquanto o ministro Rogério Schietti Cruz chamou o caso de “gravíssimo”, denunciando a “obsessão da Justiça criminal brasileira pela confissão”.

Mairlon havia sido condenado a 55 anos de prisão, pena reduzida em segunda instância para 47 anos de prisão. Agora, 15 anos depois, está oficialmente inocentado.

Da redação – Jornal O Grito.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Source link

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima